segunda-feira, 2 de julho de 2018



ARTIGO DE INTEGRANTES DO LEBIOS E PESQUISADORES DA UNB É PUBLICADO NA REVISTA INTERFACE


Foi publicado na Revista Interface – Comunicação, Saúde e Educação (vol. 1, núm. 21, 2017, pp. 1257-1268), o artigo “O Projeto Mais Médicos para o Brasil: desafios e contribuições à Atenção Básica na visão dos médicos cooperados”, com autoria de Hilton P. Silva e Roseane B. Tavares, do Laboratório de Estudos Bioantropológicos em Saúde e Meio Ambiente (LEBIOS/UFPA) e Yamila Comes; Lucélia L. Pereira; Helena Eri Shimizu; Edgar Merchan-Hamann; Ximena Pamela Bermúdez, da Universidade de Brasília (UNB).

Este artigo é um dos resultados do Projeto Multicêntrico Análise da efetividade da iniciativa Mais Médicos na realização do direito universal à saúde e na consolidação das Redes de Serviços de Saúde, coordenado pela Profª. Drª. Leonor Maria Pacheco Santos, do Departamento de Saúde Coletiva da UNB.

Confira abaixo o resumo do artigo:

O Projeto Mais Médicos para o Brasil: desafios e contribuições à Atenção Básica na visão dos médicos cooperados


O Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB) foi criado em 2013 visando prover médicos para áreas de difícil fixação de profissionais e oferecer treinamento em Saúde da Família para médicos brasileiros e estrangeiros. Neste artigo, são analisados aspectos relacionados às motivações, ao processo e condições de trabalho na Atenção Básica, à situação de saúde nos municípios, ao funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e à relação com os gestores, a partir de entrevistas com 44 médicos cubanos, trabalhando em 32 municípios de todas as regiões do Brasil. As falas mostram que os cooperados têm um agudo senso de observação e conseguem fazer um detalhado diagnóstico situacional de suas áreas de atuação, demonstrando a precariedade ainda prevalente na Atenção Básica nos municípios. Porém, eles também evidenciam que, com a adequada formação, é possível fazer atenção primária de qualidade, mesmo diante de grandes adversidades.

Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Saúde Pública. Zona rural. Formação médica. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=180153322015

Nenhum comentário:

Postar um comentário